6 benefícios da vitamina A para bovinos

6 benefícios da vitamina A para bovinosOferecer aos bovinos as quantidades corretas e suficientes de vitaminas podem melhorar o desempenho dos animais. O produtor rural deve estar atento para que a dieta supra as exigências vitamínicas dos bovinos, pois caso contrário, a propriedade terá prejuízos.

Importância da vitamina A para os bovinos

A vitamina A, conhecida como “vitamina do epitélio” ou retinol, é fundamental para os animais e é considerada como uma das vitaminas mais importantes na suplementação de bovinos.

Seus benefícios estão relacionados à:

1- reprodução

2- visão

3- crescimento

4- manutenção dos tecidos epiteliais

5- crescimento ósseo

6- resistência à doenças

O que a falta de vitamina A pode causar?

• baixa imunidade
  • perda de apetite
  • atraso do crescimento
  • cegueira noturna
  • infecções no aparelho respiratório
  • aumento anormal do tecido poroso dos ossos
  • pelagem áspera
  • abortos
  • retenção de placenta
  • diarreia
  • diminui a atividade sexual em reprodutores

Além da vitamina A, os bovinos também devem receber vitaminas D, E, K, vitaminas do complexo B e vitaminas C.

É preciso atentar-se quanto a quantidade oferecida ao animal, que em excesso, podem causar problemas. Por isso é recomendável procurar um profissional da área em caso de dúvidas mais específicas.

Na nossa loja agropecuária AgroROGE você encontra várias opções de vitaminas para os bovinos. Entre em contato conosco e confira o que temos disponível:

Email: atendimento@agroroge.com.br