4 principais clostridioses bovinas

4 principais clostridioses bovinasAs clostridioses, intoxicações causadas por bactérias do gênero Clostridium, estão entre as doenças que mais matam bovinos no Brasil, ou seja, ocasionam muitos prejuízos para o produtor rural. Estão presentes normalmente no solo e no tubo digestivo dos animais, sendo altamente letais.

Clostridioses comuns em bovinos

1- Botulismo: É considerada uma das principais doenças dos bovinos adultos. É provocado pela ingestão da toxina pré-formada. Isso ocorre quando o animal alimenta-se de carcaças, alimentos em decomposição ou consome água contaminada. Pode acometer ovinos e caprinos. Nos bovinos atinge com maior frequência vacas em lactação.

2- Tétano: Altamente letal, é uma doença infecciosa que afeta o sistema nervoso bovino. O contato com as bactérias pode ser através de ferimentos. Pode ser identificada através de sinais clínicos, como rigidez mandibular, tropeços durante caminhada, prolapso de terceira pálpebra, orelhas eretas, timpanismo e rigidez dos membros.

3- Gangrena gasosa: é uma infecção também conhecida como Edema Maligno. A entrada dos microrganismos no corpo do animal ocorre por meio de ferimentos na pele, membranas mucosas ou contato com material infectado (agulha suja). Atinge animais em qualquer faixa etária. É muito raro o animal se recuperar.

4- Carbúnculo sintomático, manqueira ou mal-de-ano: É uma infecção que atinge os músculos através da corrente sanguínea, sendo que 80% dos animais acometidos possuem de 6 a 30 meses de idade. Após a infecção as mortes costumam ser rápidas, de 12 a 48 horas, com a taxa de mortalidade de 100%.

Como controlar e evitar as clostridioses

O tratamento contra as clostridioses em muitos casos é impossível de ser realizado e com isso, as perdas no rebanho ocasionadas por estas enfermidades são enormes.

É preciso ter muito cuidado e atenção, pois os bovinos estão propensos a adquirir as clostridioses por estar em contato com os agentes e com os fatores que podem provocar as doenças.

A vacinação sistemática em todo o rebanho bovino é considerada como principal medida preventiva. Também para controlar as doenças e prevenir os animais, é muito importante que atitudes adequadas de manejo sejam feitas, como evitar materiais cortantes nas instalações, não usar a mesma agulha ao vacinar e medicar o rebanho, entre outros.

Além disso, é de extrema importância que pessoas envolvidas com os animais saibam e entendam o momento certo de agir para evitar maiores prejuízos para a fazenda.

Proteja seu rebanho adquirindo agora as vacinas contra as clostridioses em nossa loja Agropecuária AgroROGE! Fale com a gente:

Whatsapp: (35) 99721-0172

Email: atendimento@agroroge.com.br