MAIS DE 20 ANOS DE HISTÓRIA!

ddd_3
IMG_7217 01-3

UMA PEQUENA GRANDE COMUNIDADE...

Na década de 90, a pequena cidade de Delfim Moreira, no extremo sul de Minas Gerais, alto da Serra da Mantiqueira, se reinventava.
Após um longo período de grande movimentação econômica através da fruticultura, esta simpática e acolhedora cidade de quase 8.000 habitantes, buscava novos caminhos econômicos.
IMG_3587 cica2 (Medium)

...ANTES O DESTAQUE ERA O MARMELO!

Durante muito tempo, a produção de marmelo e da polpa de marmelo era o que movia a cidade. Eram várias indústrias, muitos produtores agrícolas, tropeiros, e diversas outras atividades indiretas.
Mas por diferentes motivos, o marmelo deixou de ser um bom negócio no campo e nas fábricas… As chaminés foram se apagando. Muita gente foi embora em busca de novas oportunidades.
Família dos instituidores1 Família dos instituidores3

SENDO UMA COMUNIDADE AMADA, FEZ NASCER UM SONHO...

Foi nesse contexto de desafios econômicos e de busca por uma nova identidade local que a ideia da FUNDAÇÃO ROGE nasceu. E surgiu como uma energia forte de transformação e de renovação, com uma raíz de princípios e objetivos muito claros. Surgiu como um sonho de quem já viveu nesta cidade e de quem aprendeu a cultivar por ela um imenso carinho. Sonho de pessoas que sabiam que podiam colaborar com esse renascimento.
E de uma conversa em família, essa missão foi criada por dois casais mineiros com raízes em Delfim Moreira. Missão criada com a vontade genuína de retribuir à sociedade, parte do sucesso nos negócios construídos com muito trabalho e empenho no estado de São Paulo.
01-1 Prédio da AgroROGE_2

COMO AS RAÍZES, O COMPROMISSO ERA FORTE!

A vontade de fazer algo pela cidade para gerar novas oportunidades era grande, mas o que poderia ser?
Uma inspiração direcionou os olhares sonhadores para a educação técnica, parecendo uma excelente ideia! Fez todo sentido gerar oportunidades de emprego, educação e movimentação econômica com o maior número de pessoas na cidade. 
A paixão pela educação e a certeza do seu poder incrível na vida das pessoas trouxe a certeza do que o projeto deveria ser: uma escola técnica gratuita. O ano era 1999...
Grupo-Luz__MG_0380 Digitalizar0003

E DELFIM MOREIRA SE ABRIU PARA O NOVO!

Lá se foram dois anos de pesquisa, visitas a instituições filantrópicas educacionais, consultoria de especialistas e a escolha do local para o projeto. Nesse tempo, a admiração pela educação uniu-se à paixão pessoal dos instituidores pelo agronegócio, que fizeram nascer a FUNDAÇÃO ROGE, “filha” social da ROGE Distribuidora, sua empresa de logística com sede em Jarinu, interior de São Paulo.
Foi assim que o projeto estabeleceu sua importante missão de, não só gerar transformações através do emprego e formação escolar, mas também colaborar ativamente com a profissionalização do campo e com a permanência das futuras gerações nas atividades agropecuárias.
01-2 Padre Arlindo-2

SEM PERDER O JEITINHO MINEIRO...

A ideia de um sonho tão grande assim parecia algo muito fora da realidade local para muita gente.
“Vocês estão loucos?”  “Não vai dar certo.” “Que estranha essa ideia...” “Delfim é a terra do já teve. Nada aqui vai pra frente!”
É, o mineiro é mesmo desconfiado...
Mas toda alma empreendedora foca no sonho. Pode se abalar, mas não desiste diante dos obstáculos. E sempre encontram pessoas fortes e com o mesmo ideal pelo caminho.
E realmente foi assim nessa história. Pessoas muito comprometidas ajudaram demais a sonhar e tornar o projeto da FUNDAÇÃO ROGE possível!
É. o mineiro pode ser desconfiado. Mas se entra numa parceria, é pro resto da vida!
Digitalizar0012 Digitalizar0008

EIS A CIDADE-MÃE DE UMA GRANDE ESCOLA!

A inauguração da Escola Técnica LIMASSIS em 2002, marcou o início das atividades tão sonhadas para a FUNDAÇÃO ROGE, recebendo a primeira equipe de profissionais e o primeiro grupo de alunos, vindos de várias cidades da região do sul de Minas e Vale do Paraíba-SP, acolhidos com grande expectativa.

Digitalizar0005 IMAG0052-1

NOVOS TEMPOS, NOVOS ARES!

Que movimento lindo na cidade! Novas oportunidades de emprego, maior movimentação do comércio. Ares novos e desafios novos também, com tantos jovens chegando e a rotina da cidade sendo alterada. O equilíbrio entre a tranquilidade e a nova movimentação foi desafiador neste período. Mas as coisas foram se encaixando…
Então a cidade conquistou essa nova identidade educacional, de estímulo ao conhecimento, de protagonismo estudantil e de renovação!
28-1 Imagem15

AS RAÍZES RURAIS FORAM PRESERVADAS

Os primeiros cursos técnicos oferecidos junto com o Ensino Médio foram: Pecuária, Agrícola e Turismo Rural. E no segundo ano da escola, o foco ambiental chegou com o curso de Meio Ambiente e Agroenergia, em parceria com a UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá.
Com o tempo, os cursos de Pecuária e Agrícola foram transformados no curso de Agropecuária. E os cursos de Turismo Rural e Meio Ambiente/Agroenergia tiveram seus nomes ajustados à lista oficial do MEC, passando a ser: Hospedagem e Controle Ambiental, respectivamente.
IMG_0008-2 IMG_5018

A MISSÃO SEMPRE FOI O ENSINO DE QUALIDADE

FORMAÇÃO HUMANA + FORMAÇÃO TÉCNICA + FORMAÇÃO PARA A GESTÃO
 
O grande empenho na formação humana como base da formação técnica ainda é o grande destaque da escola que trabalha com uma metodologia dinâmica que oportuniza o protagonismo do aluno na construção do saber.
DSC01232 Pedro e Sr Getúlio

QUANTAS MÃOS ESCREVERAM ESSA HISTÓRIA...

Uma comunidade inteira de colaboradores, apoiadores, alunos e familiares tornou a trajetória da FUNDAÇÃO ROGE tão brilhante! 
Gente com uma energia pulsante, acreditando e sonhando junto. Vários eventos e projetos específicos envolveram muita gente da comunidade, alunos, colaboradores e voluntários.
Oficinas culturais (9) Oficina (92) (1)

E NA CULTURA TAMBÉM ESSE POVO É UNIDO!

A cultura sempre foi grande aliada do processo educacional da FUNDAÇÃO ROGE, como instrumento de formação humana nos contraturnos escolares. Com o grande poder de chegar até o coração das pessoas, o teatro, a dança, a música e tantas outras atividades, ajudaram e ainda ajudam a “formar” e “transformar” pessoas de dentro e de fora da escola.

várias 095-1 Grupo-Luz__MG_0886-copy-1

A GRATIDÃO É IMENSA POR TANTO PRIVILÉGIO...

 
"QUE ESTRUTURA MARAVILHOSA! E A VISTA? "Sempre ouvimos isso dos visitantes. E sabemos que realmente a escola é incrível e que a vista é linda demais!
Quanta parceria está por trás da evolução desses prédios ao longo de mais de 20 anos... 
Empresas e pessoas investiram seus esforços neste projeto, principalmente pela grande afinidade de ideais.
IMG_4902 IMG_4749-1

PODEMOS DIZER QUE CONSTRUÍMOS UMA FAMÍLIA!

Ao longo desses anos, muitos profissionais ajudaram a colocar em prática o sonho da formação educacional de qualidade. Cada um enriqueceu, de forma pessoal, esses anos de história da FUNDAÇÃO ROGE. 
Hoje somos em torno de 100 colaboradores de diferentes áreas: educação, vendas, administração, consultoria, entre outras.  
Aferição de parametros fisico-quimicos AGROROGE01

SEMPRE ENCARAMOS NOVOS DESAFIOS

A FUNDAÇÃO ROGE é filantrópica, o que significa que desde o início, não tem um “dono”, nem fins lucrativos. Mantida majoritariamente pela ROGE Distribuidora, sempre ofereceu educação técnica 100% gratuita e busca sua autossustentabilidade.
Foi esse desejo de garantir a permanência do projeto por muitos anos que fez nascer, por volta de 2007, iniciativas importantes como a venda de serviços ambientais através do NICATEC-Núcleo Integrado de Capacitação Técnica e a venda de produtos agropecuários através da AgroROGE. Ambas são importantes unidades de sustentabilidade que ajudam a manter financeiramente a escola. 
Além da venda de produtos e serviços, a sustentabilidade institucional conta com o investimento direto de empresas e pessoas físicas parceiras do projeto. 
IMG_2092-1 IMG_0348

NUNCA TIVEMOS MEDO DE NOS REINVENTAR...

Em 2012, já com 8 turmas formadas, atuando no mercado ou seguindo suas vidas acadêmicas, a FUNDAÇÃO ROGE levanta esses resultados, avalia os números, realinha a missão e redefine a rota! 
As pesquisas na época mostraram que o mercado absorveu mais os Técnicos em Pecuária e os Técnicos Agrícolas. O período favorecia as atividades agropecuárias e as previsões para o setor eram animadoras. Este mercado demandava muitos profissionais técnicos, realidade que persiste até hoje. 
Assim, os esforços da escola ficaram focados no Curso Técnico em Agropecuária, buscando ainda, uma especialização dentro desta área, que aconteceu através do direcionamento para a bovinocultura leiteira, uma importante parceria com o SENAR-MG entre 2010 e 2014.
IMG_5433 IMG_0153

CRESCEMOS E AMADURECEMOS COM A ESPECIALIZAÇÃO

Focar em uma atividade específica do agronegócio foi um risco, um desafio e também um grande acerto!
O mercado leiteiro é economicamente muito representativo no Brasil e a demanda por profissionalização é muito grande. Focar toda a experiência educacional da FUNDAÇÃO ROGE nesta área fez dela uma referência para esta comunidade e fortaleceu seus vínculos, reduzindo o “abismo” entre a escola e as demandas do mercado.
Neste contexto, a formação do técnico para a gestão das atividades foi identificada como de extrema importância. E em parceria com o Instituto Clínica do Leite e o professor Paulo Machado, novamente a proposta educacional foi reformulada, fazendo nascer a Academia do Leite!
IMG_4949 Dia do Leite (6)

E É DELFINENSE ESSE PROJETO INOVADOR DE EDUCAÇÃO!

Com todos os esforços educacionais focados na formação de técnicos para a pecuária leiteira, a Academia do Leite passou a ser o sinônimo da escola técnica da FUNDAÇÃO ROGE para identificar de forma clara o seu propósito.
Portanto, a Academia do Leite é o conjunto de ações educacionais da instituição para a formação técnica dos jovens que passam por aqui. Essas ações envolvem as aulas teóricas e práticas, os estágios, os projetos de formação humana, as visitas técnicas, as parcerias entre a escola e as famílias dos alunos, as atividades para a formação gerencial, os eventos técnicos, os cursos e palestras em parceria com o mercado leiteiro e o encaminhamento profissional.
WhatsApp Image 2018-09-21 at 15.06.56 (1) Formandos 2018 (4)

FORAM GRANDES RESULTADOS NA VIDA DE MUITA GENTE!

Nestes anos, mais de 1.200 alunos atendidos, 16 turmas formadas, quase 70 municípios beneficiados, 89% de inserção dos técnicos no mercado e uma rede de muitos, muitos parceiros. 
Durante muito tempo, a frase “A semente para um futuro melhor” acompanhou o nome da escola. E este futuro já chegou! 
Mais de 20 anos depois, são muitos profissionais atuantes no mercado que iniciaram suas carreiras na FUNDAÇÃO ROGE. Cada um escreveu sua história de forma diferente, mas carregou consigo grandes experiências.
Que orgulho ter participado das inúmeras histórias de felicidade e sucesso desses técnicos que passaram por aqui! E quando recebemos um retorno carinhoso e cheio de gratidão de algum deles então...a sensação é de missão cumprida!
DSC05903 2018-08-13 Intercambio na fazenda (6)

MAS ESSA COMUNIDADE PODE SONHAR AINDA MAIS...

Uma nova história começa a ser desenhada! 
A vida adulta da FUNDAÇÃO ROGE já começou. Com maturidade de “quem” ela quer ser, com o conhecimento claro dos possíveis caminhos a seguir, com a bagagem riquíssima das experiências vividas até aqui, a base forte construída por todas as mãos que por aqui já passaram e uma grande rede de apoio e incentivo, construída com pessoas e empresas que também acreditam e sonham os mesmos sonhos que os nossos.
Sabemos dos sonhos de estudar aqui que muitas crianças já têm. E que grande alegria poder dizer que nessa nova era, já começamos a receber os filhos dos nossos primeiros alunos! Não é lindo isso?

Em um novo contexto, uma nova geração de técnicos está a caminho! Também um novo mundo, com novas demandas os aguarda! São novos perfis, novas habilidades, novas expectativas, novos desafios a serem trabalhados. 

EVF 049 Grupo-Luz__MG_0871-copy (1)

NÃO DÁ UM ORGULHO DANADO DESSE POVO?

Uma comunidade inteira que segue mais forte e comprometida do que nunca, dedicada como sempre!
Muito orgulho da nossa história e do nosso povo que torna tudo possível!
onda leite section 2 fina nova opção