Tipos diferentes de silo: vantagens e desvantagens

Para que o gado de leite tenha boa produtividade é preciso dedicação nos cuidados com a alimentação, o que inclui a estocagem dos alimentos em silos.

A silagem é um dos principais alimentos fornecidos aos bovinos de leite, especialmente, aos de alta produção. As forrageiras são armazenadas sem ar e conservadas em silos, reservatórios fechados, de construção acima ou abaixo do solo, próprios para armazenamento e conservação de grãos secos, sementes, cereais e forragens verdes.

A escolha do tipo de silo a ser utilizado pela propriedade vai depender dos fatores econômicos, tecnológicos, flexibilidade de uso, facilidade de obtenção dos materiais de construção e as perdas que podem ser geradas.

Cada tipo de silo apresenta vantagens e desvantagens ao produtor, principalmente, em relação ao custo de construção, à facilidade de carregamento e descarregamento e eficiência na conservação da silagem.

Os tipos mais comuns são os silos de superfície e os silos de trincheira, porém, há outros tipos que vêm sendo desenvolvidos cada vez mais nas propriedades agrícolas como o silo-fardo revestido por filme plástico (bola) e os silos tubulares (bag).

Em publicação da revista Milkpoint, os zootecnistas Thiago Bernardes e Rafael Camargo destacaram alguns pontos importantes em cada tipo de silo:

Silo trincheira:

tipos diferentes de silo.jpg

Possui a forma trapezoidal é o tipo de silo mais utilizado atualmente devido ao seu baixo custo de construção e facilidades de carregamento, compactação e descarregamento.

Vantagens:

- Elevadas quantidades de forragem podem ser depositadas no abastecimento e retiradas durante o desabastecimento (esta característica se encaixa muito bem a propriedades de médio a grande porte);

- Manejo relativamente simples;

- As paredes laterais promovem maior compactação da massa;

- Apresenta menores perdas quando comparado ao tipo superfície.

Desvantagens:

- Alto custo inicial caso seja de alvenaria, contudo pode ser construído diretamente na terra;

- Por estar fixo ao local de origem, pode dificultar a alimentação dos animais (caso haja necessidade de mudança do local de alimentação dos animais, por exemplo);

- Uma vez confeccionado, não permite a estocagem de silagem acima da sua capacidade;

- Não permite a estocagem de diferentes glebas, ou seja, talhões que têm histórico diferenciado;

- Grande exposição da massa de silagem ao oxigênio atmosférico (área que está em contato com a lona).

Silo superfície:

superficie_(4).jpg

É o mais barato de se construir, pois não exige estruturas de alvenaria ou de revestimentos. Não tem uma seção bem definida, mas se assemelha a forma trapezoidal. Para fazer esse silo o material deve ser amontoado e compactado sobre o solo, e coberto por lona plástica segura por terra.

Vantagens:

- Elevadas quantidades de forragem podem ser depositadas no abastecimento e retiradas durante o desabastecimento (idem ao trincheira);

- Manejo relativamente simples;

- Baixo custo inicial;

- Permite certa flexibilidade quanto ao seu local de confecção.

Desvantagens:

- Dificulta a compactação da massa por não ter presença de paredes nas laterais;

- Pode apresentar maiores perdas quando comparado ao trincheira;

- Maior dependência do filme plástico (ataque de animais; intempéries climáticos);

- Grande exposição da massa de silagem ao oxigênio atmosférico (idem ao trincheira).

Silo “Bag”:

Silo bag.jpg

No silo tubular horizontal conhecido como silo bag ou silo bolsa, a silagem estocada em bag é produzida com máquinas que empacotam a forragem picada em tubos plásticos horizontais. Os silos-bag mais simples variam de 30 a 60 metros, podem armazenar de duas a seis toneladas de silagem por metro linear.

Vantagens:

- Permite certa flexibilidade quanto ao seu local de confecção;

- Permite a estocagem de diferentes glebas, pois o silo pode ser fracionado;

- Apresenta menores perdas.

Desvantagens:

- Investimento inicial em equipamentos é elevado, contudo pode ser utilizado serviço de terceiros;

- Pequenas quantidades de forragem podem ser depositadas no abastecimento e retiradas durante o desabastecimento;

Silo-fardo “Bola”

silo fardo.jpg

O silo-fardo é revestido por filme plástico (popularmente chamado de ‘bola’) foi a primeira tecnologia que permitiu o comércio de silagem. As bolas apresentam peso que varia de 200 a 600 kg, podendo então ser transportáveis.

Vantagens:

- Alternativa ao manejo do campo de feno;

- O silo pode ser preparado diretamente no campo;

- Unidade pequena e independente;

- Facilita a comercialização de silagem.

- Manejo complexo (funcionamento dos equipamentos);

- Risco de perdas na estocagem;

- Elevado uso de plástico (questões ambientais)

Agora que você já conheceu os diferentes tipos de silo, saiba como fazer uma silagem de qualidade com grãos úmidos de milho.

Clique Aqui e Saiba Mais