Suas bezerras estão consumindo colostro de qualidade?

Suas bezerras estão consumindo colostro de qualidadeO bezerro recém-nascido é dependente do colostro, principalmente para a aquisição de imunidade, pois ele não recebe imunidade via placenta. Assim, o bezerro nasce sem defesas e é inteiramente dependente da transferência de imunoglobulinas maternas presentes no colostro. Esta absorção de imunoglobulinas maternas através do intestino delgado ocorre durante as primeiras 24 horas de vida, e ajuda a proteger o bezerro contra patógenos até que seu sistema de defesa esteja funcionando.

A ingestão adequada de colostro de alta qualidade o mais cedo possível é amplamente determinante na saúde e sobrevivência do bezerro neonato, e influenciará toda a vida produtiva do animal.

Por que avaliar o colostro?

Não são todos os colostros que são capazes de fornecer a quantidade correta de anticorpos ao bezerro, por isso é necessário avaliar a qualidade do colostro das vacas antes de fornecê-lo ao recém-nascido.

Aspectos que podem interferir no colostro de qualidade

• A cor do colostro não interfere na quantidade de imunoglobinas, porém pode caracterizar deficiências nutricionais na alimentação.
  • O colostro de novilhas tem qualidade inferior ao de vacas mais velhas, já que essas possuem um sistema imunológico mais forte por terem contraído ao longo da vida diversas doenças, adquirindo imunidade e anticorpos.

Como avaliar a qualidade do colostro?

Para avaliar o colostro é utilizado colostrômetro e o refratômetro brix. Esses aparelhos têm um custo acessível para o produtor leiteiro.

O colostrômetro é uma régua que mede a qualidade do colostro por sua densidade, pois existe uma relação entre a gravidade específica do colostro e a concentração de imunoglobulinas. Este instrumento é o mais utilizado nas fazendas leiteiras por sua rapidez e facilidade.

Já o refratômetro é um aparelho usado para medir sacarose de alguns alimentos, mas se usado em líquidos sem sacarose ele indica os níveis de sólidos totais. Um colostro de qualidade deve apresentar mais que 21% de brix .

Como substituir o colostro sem qualidade?

Uma solução possível para a alimentação das bezerras nas primeiras horas após o nascimento é o uso do banco de colostro que é a melhor forma de ter colostro de boa qualidade disponível. Neste banco, mantém-se congelado colostro já avaliado e aprovado quanto à qualidade, em unidades com o volume a ser fornecido por bezerro na propriedade.

Outra possibilidade é o fornecimento de colostro em pó.

Fonte: Trabalho desenvolvido por alunos do Projeto Cria e Recria de bezerras leiteiras do  Curso Técnico em Agropecuária / Academia do Leite - Fundação Roge.

Quer entender mais sobre a criação de bezerras? No Clube Leiteiro da FUNDAÇÃO ROGE você pode se aprofundar nesse assunto!

New call-to-action