Retenção de placenta: fatores de risco e prevenção

Retenção de placenta fatores de risco e prevençãoA retenção de placenta é um indicativo de problemas relacionados, dentre outros, ao manejo de vacas leiteiras no período de transição. O impacto disso na saúde do animal no período do pós- parto é o comprometimento da produtividade do animal, devido ao baixo desempenho reprodutivo e às perdas consideráveis na produção de leite. Caso não seja tratada, a retenção pode evoluir para a metrite resultando em maiores prejuízos ao produtor leiteiro.

A placenta permite a troca de nutrientes e oxigênio entre o bezerro e a mãe. No momento do parto as membranas fetais devem ser rapidamente liberadas para que ocorra uma expulsão adequada. Quando isso não ocorre, acontece a retenção de placenta.

Causas

Os fatores que influenciam na retenção de placenta mais encontrados nas fazendas de leite são:

Consangüinidade: fazendo com que a vaca não considere a placenta um corpo estranho, impossibilitando sua expulsão no pós parto.

Estresse: o estresse térmico e temperamental influenciam nas taxas de retenção de placenta.

Infecções genitais: relacionadas a baixa higiene nas instalações e descuidados sanitário fazem da retenção de placenta patologia mais frequente.

Idade: vacas mais velhas e com mais partos tem mais retenção de placenta que novilhas, e a retenção desses animais causam problemas ainda mais severos.

Outros fatores de risco podem ser: aborto, partos gemelares, partos distócicos, distúrbios metabólicos entre outros.

Prevenção

A prevenção é a melhor opção para evitar a doença e prejuízos econômicos ao pecuarista, e pode ser feita garantindo aos animais:

• Fornecimento de mistura mineral adequada
  • Piquete maternidade e instalações limpas e com sombras
  • Cuidados com a temperatura do ambiente evitando o estresse térmico
  • Manejo experiente e cuidadoso com a retirada do bezerro

Tratamento

Existem controvérsias ao definir qual o melhor tratamento para a retenção de placenta. O uso de medicamentos específicos pode ser indicado, ressaltando sempre que todo tratamento deve ser desenvolvido por profissionais que possuem conhecimento técnico.

New call-to-action