Projeções do crescimento leiteiro 2016/2017 a 2026/2027

Fonte: Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

De acordo com as projeções do crescimento leiteiro, a produção  deverá crescer nos próximos 10 anos a uma taxa anual entre 2,1 e 3,0%. Essas taxas correspondem a passar de uma produção de 34,5 bilhões de litros em 2017 para valores entre 43,0 e 48,0 bilhões de litros no final do período das projeções. A Embrapa Gado de Leite e algumas empresas estão trabalhando com taxas de crescimento da produção neste ano de 2017, entre 3,0 e 4,0% de aumento. Essa recuperação da produção está baseada na melhoria da relação de troca entre preços de leite e insumos no mercado brasileiro. As importações, por outro lado, serão menores em função do aumento dos preços internacionais e encarecimento do produto importado. Técnicos da Embrapa consultados acham que o crescimento da produção a longo prazo entre 2,0% e 2,5% está bem razoável. Destacam que o “o crescimento de oferta será principalmente baseado em melhorias na gestão das fazendas e na produtividade dos animais e menos no número de vacas em lactação”.

Observa-se, também que tem havido uma concentração no processo de produção e incorporação mais acelerada de tecnologias, sobretudo nos produtores de médio e grande porte. A indústria de laticínios também tem passado por transformações e acreditamos dar uma maior competitividade para o setor. Dessa forma, imagina se que há um espaço para uma expansão na oferta um pouco acima do patamar considerado, refletindo também em redução do déficit comercial (Embrapa, 2017). O consumo nos próximos anos deve estar próximo da produção, estando estimado crescer anualmente a taxa de 2,1% ao ano durante o período das projeções, mas pode chegar a 3,3. Segundo técnicos da Embrapa Gado de Leite, tem havido uma concentração no processo de produção e na indústria de laticínios, o que acreditamos dar uma maior competitividade para o setor. Dessa forma, achamos que há um espaço para uma expansão na oferta um pouco acima do patamar considerado para o longo prazo. O crescimento da oferta nos últimos 52 Tabela 14 - Produção, Consumo, Importação e Exportação de Leite (milhões de litros) 20 anos foi em torno de 4% ao ano e ainda existe muita tecnologia para ser incorporada, com reflexos na produtividade do rebanho. Programas como o Balde Cheio e o Educampo tendem a contribuir neste sentido, difundindo tecnologias já disponíveis”.

A OECD (2015) estima que os preços domésticos de leite e derivados devem elevar-se de 6% a 8% durante o período das projeções. A demanda doméstica é projetada crescer lentamente com a população e renda, e a produção deverá acompanhar a demanda, minimizando o papel do mercado internacional.

Tabela 1 - Produção, consumo, importação e exportação de leite (milhões de litros)

tabela 1 projeções.jpg

Figura 1 - Produção de leite

fig produção de leite.png