O uso do drone a favor do campo

A tecnologia vem ganhando força no campo e as ferramentas tecnológicas surgem para facilitar e impulsionar os resultados para agricultores e pecuaristas.

Um dos exemplos de tecnologia que vem se popularizando nas fazendas é o drone, equipamento não tripulado e com câmeras que pode ser guiado através de um controle remoto. As imagens e vídeos permitem o acesso em tempo real a informações valiosas para produtores rurais que testam e aprovam o investimento.

Vantagens do uso do drone

O equipamento aéreo auxilia no monitoramento de lugares de difíceis acessos das fazendas e oferece praticidade. Além disso, algumas das vantagens para as propriedades rurais são:

• Mapeamento de áreas
  • Fornecimento de dados precisos de topografia do terreno
  • Identificação de falhas na lavoura
  • Identificação de doenças e pragas
  • Controle e rastreabilidade de rebanhos
  • Segurança

O drone como ferramenta de gestão

Podemos considerar o drone uma ferramenta de gestão que fornece informações precisas e que podem ser relacionadas a outros indicativos. A análise destes dados favorece a tomada de decisão mais assertiva.

O diretor de projetos da Horus Aeronaves, Lucas Bastos afirma: “a partir de equipamentos desenvolvidos especialmente para esse ramo como, por exemplo, os drones, os produtores podem aumentar a capacidade produtiva, economizar insumos e garantir o sucesso do investimento agrícola”.  Antes era necessário um tempo maior para fazer as análises de dados da plantação ou produção agrícola e os recursos não eram suficientes, o que não garantia a exatidão dos dados.

Incentivo governamental

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou um Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro). O objetivo é oferecer linhas de crédito para aqueles produtores que precisam de conectividade no campo através da aquisição de equipamentos de agricultura de precisão. As taxas de juros são baixas para estimular a informatização e acesso à internet nas propriedades.

Capacitação

É importante que o responsável por controlar o equipamento seja treinado para evitar possíveis acidentes, saber a distância entre o equipamento e as pessoas, altura máxima, classificação de drones e entre outras habilidades que estão previstos na regulamentação brasileira.

Valor do investimento

O preço do drone varia de acordo com o equipamento escolhido, se será utilizado em áreas pequenas ou grandes, quantidade de recursos, etc. Atualmente, a variação é de R$ 4.000,00 a 3 milhões de reais, com possibilidade também de contratar empresas que terceirizam esse tipo de serviço. É um investimento que pode valer a pena, pois identificando pragas, doenças e outros problemas é possível adotar ações preventivas e elevar a produtividade, como afirma Lucas Bastos,“com tantas aplicações que beneficiam o produtor rural, algumas pesquisas na área da agricultura já conseguem afirmar que o drone pode dar um retorno de 15% a 20% no aumento da produtividade e reduzir, consideravelmente, a quantidade de insumos”.

DICA OURO BRANCO

Já estão disponíveis no mercado, aplicativos que ajudam a otimizar o uso do drone na agricultura de precisão, disponíveis para Android e IOS.

Os avanços tecnológicos facilitam e estimulam a produção no campo. Os aplicativos de gestão de fazendas são exemplos disto.