O uso de inoculantes no melhoramento da silagem

Uso de Inoculantes no Melhoramento da Silagem.jpg

A alimentação dos animais reflete muito nos resultados de uma fazenda de leite, pois interfere diretamente na produção de leite. Por isso, a nutrição chega a representar mais da metade dos gastos de um rebanho leiteiro. A vaca vai produzir conforme o alimento que ela está ingerindo, por isso é preciso ter uma dieta bem formulada e com ingredientes de boa qualidade para que o animal possa expressar todo o seu potencial genético na produção de leite.

Neste contexto, alguns produtores de leite utilizam inoculantes para preservar os nutrientes da silagem, mas cabe ressaltar que o produto não melhora a qualidade das forrageiras, apenas mantém o teor nutricional.

O que são os inoculantes?

O inoculante é um aditivo a base de bactérias com ação benéfica para o desenvolvimento das plantas. Na alimentação do gado de leite, auxilia no processo fermentativo da silagem fazendo com que ocorra de forma mais rápida e melhor. Além disso, promove uma maior estabilidade da silagem na abertura do silo.

Benefícios

O grande benefício do uso de inoculantes é a redução de perda dos nutrientes da silagem. O produto também acelera o processo fermentativo e faz com que o animal tenha mais vontade e aceite melhor a comida, melhorando os índices zootécnicos.

Dentre os principais benefícios dos inoculantes, baseado na AgroPlan da Universidade Federal de Viçosa destacam-se:

• Rápida redução do pH
  • Redução na proliferação de fungos e leveduras maléficas para a fermentação
  • Diminuição de formação de gases e ácidos indesejáveis
  • Estabilidade aeróbica após a abertura do silo
  • Redução de custos

É importante relacionar o custo/benefício, pois se utilizado corretamente, o uso de inoculantes pode aumentar a taxa de recuperação em até 5%, ou seja, de cada tonelada ensilada, a recuperação é de até 50 kg a mais com o uso do aditivo.

Como usar?

De acordo com a Agência Embrapa de Informação Tecnológica é recomendado umedecer a semente com água açucarada a 10 %. Cada 30 g de açúcar em 300 ml de água representa quantidade suficiente para inocular 50 kg de sementes. O inoculante deve ser uniformemente distribuído na superfície da semente para se obter benefício máximo da fixação biológica do nitrogênio em todas as plantas.

Observação importante

O uso de inoculantes só se justifica quando todo o processo de ensilagem tiver sido feito com qualidade. Um dos grandes segredos para garantir ótima qualidade é a utilização de forrageiras com alto teor nutritivo. O inoculante é uma tecnologia complementar ao processo, que irá acelerá-lo.

Quer dicas para produzir silagem de milho com qualidade?