Mineralização de vacas leiteiras

Mineralização de vacas leiteirasO uso de uma mistura mineral de boa qualidade proporciona bons resultados na atividade leiteira. A mineralização feita de forma correta permite que o gado de leite utilize com maior eficiência todos os outros nutrientes disponíveis presentes nos alimentos fornecidos, garantindo uma boa produção de leite.

É importante fazer a suplementação de forma correta utilizando uma mistura com todos os macro e micro elementos, já que os pastos não suprem todas as necessidades minerais dos animais.

Importância dos nutrientes minerais

Os nutrientes minerais compõem cerca de 5% do corpo de um animal e contribuem com grande parte do esqueleto de 80% a 85%. Além de compor a estrutura dos músculos, sendo indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.

A falta de minerais reduz a disponibilidade de nutrientes para o animal, consequentemente sua predisposição para produzir leite. Outros sintomas causados pela ausência de minerais são:

Apetite depravado – Apresentam sinais estranhos: comem terra, pano e plástico; roem e ingerem ossos, madeira e casca de árvores; lambem uns aos outros; apresentam avidez por sal de cozinha.

Aspecto fraco ou doentio - Os animais ficam magros, com dorso arqueado, pelos arrepiados e sem brilho, lesões na pele e dificuldade de locomoção.

Fraturas espontâneas - Frequentemente, ocorrem quebraduras ósseas, sobretudo quando os animais são manejados, evidenciando fraqueza do esqueleto.

Minerais essenciais para o gado leiteiro

Cada elemento exerce uma função fundamental para a vida do animal, porém um dos fatores que impactam na produção leiteira é a relação de minerais existentes na dieta das vacas leiteiras. Veja os minerais que não podem faltar:

• Cálcio - Formação de ossos e dentes; excitação muscular, sobretudo cardíaca;
  • Magnésio - Atividade neuromuscular e nervosa; transferência de energia; participação no crescimento ósseo;
  • Enxofre - Metabolismo e síntese protéica; metabolismo das gorduras e dos carboidratos;
  • Cobalto - Função anti-anêmica;
  • Iodo - Componente dos hormônios tireoidianos;
  • Ferro - Transporte de oxigênio e respiração celular.

A melhor forma de obter bons resultados com a suplementação mineral é solicitar orientação técnica para avaliar as necessidades reais da fazenda e assim aumentar a produtividade do rebanho.

Quer saber mais dicas sobre a nutrição do seu gado de leite:

Clique aqui e saiba mais!