Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: Lucro e sustentabilidade

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta Lucro e sustentabilidadeA Integração Lavoura Pecuária e Floresta, ou sistema ILPF, é a combinação intencional de pastagem, árvores e gado  numa mesma área, manejados de forma integrada. O objetivo dessa associação de culturas é aumentar produtividade, podendo gerar o aumento de benefícios econômicos e ambientais.

“Por exemplo, a criação de animais com árvores dispersas na pastagem, árvores em divisas e em barreiras de quebra-ventos, podem reduzir a erosão, melhorar a conservação da água, reduzir a necessidade de fertilizantes minerais, capturar e fixar carbono, diversificar a produção, aumentar a renda e a biodiversidade, melhorar o conforto dos animais.” (Embrapa, 2004)

Qual a proposta do sistema ILPF?

Com a crescente demanda por alimentos e produtos florestais, além da urgente necessidade de medidas ambientais de conservação, os sistemas ILPF podem colaborar com esse equilíbrio e ainda gerar rentabilidade às propriedades rurais.

A proposta é aliar o aumento da produtividade com a conservação dos recursos naturais. “A ILPF busca integrar sistemas de produção de alimentos, fibras, energia e produtos madeireiros e não madeireiros, realizados na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação, para otimizar os ciclos biológicos de plantas e animais, insumos e seus respectivos resíduos. Visa, ainda, manutenção e reconstituição da cobertura florestal, a recuperação de áreas degradadas, a adoção de boas práticas agropecuárias (BPA) e aumentar a eficiência com o uso de máquinas, equipamentos e mão de obra, possibilitando, assim, gerar emprego e renda, melhorar as condições sociais no meio rural e reduzir impactos ao meio ambiente.”(Embrapa)

Tipos de Sistemas ILPF

1- Integração Lavoura-Pecuária, ou Agropastoril: integra a atividade agrícola e a pecuária em rotação, consórcio ou sucessão; na mesma área e em um mesmo ano agrícola ou por múltiplos anos.

2- Integração Pecuária-Floresta ou Silvipastoril: sistema de produção que integra o componente pecuário e florestal, em consórcio.

3- Integração Lavoura-Floresta ou Silviagrícola: Sistema de produção que integra o componente florestal e agrícola, pela consorciação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas (anuais ou perenes).

4- Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ou Agrossilvipastoril: integra os componentes agrícola, pecuário e florestal em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área.  O componente "lavoura" restringe-se ou não à fase inicial de implantação do componente florestal.

Potenciais Benefícios da ILPF

São apontados pela Embrapa, vários benefícios como por exemplo:

• Melhoria do solo por causa do aumento da matéria orgânica
  • Minimização da ocorrência de doenças e plantas daninhas
  • Aumento do bem estar animal, em decorrência do maior conforto térmico
  • Maior eficiência na utilização de insumos
  • Aumento da competitividade das cadeias de produtos de origem animal nos mercados nacional e internacional
  • Melhoria na utilização dos recursos naturais pela complementaridade e sinergia entre os componentes vegetais e animais
  • Diminuição no uso de agroquímicos
  • Aumento da produtividade e da qualidade do leite e redução da sazonalidade de produção
  • Redução dos riscos de erosão
  • Aumento da oferta de alimentos seguros