Inseminação Artificial em Tempo Fixo no rebanho leiteiro

Inseminação Artificial em Tempo Fixo no rebanho leiteiroInseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma técnica desenvolvida para suprir as deficiências da inseminação artificial tradicional, como falhas de detecção de cios e a incapacidade de atingir fêmeas em anestro.

Durante a inseminação, um cateter descartável contendo sêmen de touro é inserido na vagina da vaca. O cateter é guiado até o colo do útero, onde o sêmen é depositado. Durante este processo, auxiliam no procedimento a mão e o braço do profissional qualificado, introduzidos no reto.

É necessária uma instalação especial no intuito de mantê-lo seguro. O procedimento exige formação, prática e habilidade. Requer muito mais trabalho do que o acasalamento natural.

Por que usar IATF em rebanhos leiteiros?

A alta produção de leite é essencial para gerar rentabilidade financeira para os produtores e crescimento da pecuária leiteira. E isso só é possível através da otimização da eficiência reprodutiva do rebanho de leite. Assim é preciso diminuir o intervalo entre partos, aumentar a proporção de animais em lactação e o número de bezerros por ano.

Nesse contexto, baseado no manual de IATF da empresa ABS Pecplan, as técnicas dessa biotecnologia se mostram ferramentas valiosas, pois:

• Eliminam a necessidade de observação de cios nas vacas sincronizadas. As vacas são inseminadas em horários pré-fixados, evitando-se as falhas de detecção.
  • É possível induzir atividade ovariana em vacas em anestro.
  • Pode-se programar as inseminações, os nascimentos e, consequentemente, a produção leiteira, conforme a necessidade.
  • Diminuição do intervalo parto-concepção, com consequente aumento da produção de bezerros e leite.
  • Diminuição de custos de manutenção, pela redução do período ocioso das vacas do rebanho.

Vantagens da IATF

Garantir que o produtor consiga atingir os objetivos da fazenda de leite, como uma cria por ano é uma das vantagens da IATF conheça as demais:

• Controle total da reprodução
  • Inseminação de vacas com cria ao pé
  • Alta taxa de prenhez no início da estação
  • Inseminação em grande escala
  • Melhoramento genético

Conheça outras biotecnologias reprodutivas que ajudam a melhorar a eficiência reprodutiva do rebanho de leite: