Formação gerencial MDA na Academia do Leite

Formação Gerencial MDA na Academia do Leite

A Clínica do Leite da ESALQ de Piracicaba, sob a coordenação do professor Paulo Machado, criou um sistema gerencial prático que contribui para que produtores de leite consigam atingir o sucesso. O MDA (Master Dairy Administration) ajuda os produtores e outras pessoas ligadas à pecuária leiteira, como consultores, a implantar gestão nas propriedades através de um método específico e aplicável para este setor. Para isso, o curso é dividido em três grandes tópicos: Liderança, Conhecimento e Método.

A Clínica do Leite, juntamente com a Academia do Leite, iniciou um projeto piloto de implantação do sistema MDA no Curso Técnico de Agropecuária da Academia voltado para bovinocultura de leite, com a finalidade de formar profissionais gestores e altamente capacitados que atendam a demanda do mercado do leite.

“A Academia do Leite é uma dessas iniciativas que nos empolga tremendamente, pois tem como propósito transformar adolescentes em profissionais íntegros, competentes e felizes na área de gestão da pecuária de leite. Tudo isso por meio da aplicação do Sistema MDA, desenvolvido pela Clínica do Leite da ESALQ/USP, o que nos enche de orgulho. Tenho certeza que será um grande sucesso, tanto pelo entusiasmo dos professores quanto pelo grande interesse dos alunos, além da alta demanda do mercado por profissionais qualificados nessa área.”  Prof. Paulo Machado – Clínica do Leite

Após um mês de experiência da implantação do MDA na Academia do Leite os resultados já são perceptíveis.

"Nossa proposta na difusão do MDA (desenvolvido pela Clínica do Leite) aos alunos da Academia do leite é simples: queremos formar pessoas/profissionais de sucesso, ou seja, FELIZES. Todas as ferramentas do MDA, são direcionadas à gestão de pessoas envolvidas no "mundo do leite". Acreditamos que mudança de hábitos, reconhecimento da importância das pessoas envolvidas nos processos da produção leiteira e na organização do sistema de produção, seja possível alcançar o sucesso profissional e pessoal que todos buscam. E assim, estamos iniciando os alunos da Academia do leite junto ao Sistema MDA, por meio de atividades práticas em campo, estudos teóricos e conhecendo diferentes sistemas de produção de parceiros, onde os alunos conseguem entender e aplicar o que está sendo abordado."  Professor Michel Ruan dos Santos Nogueira, Médico Veterinário.

“É muito bom aprender sobre as ferramentas do MDA, porque não é só para fazenda que serve o MDA, é possível utilizar em outras coisas. Acho importante o técnico em agropecuária ter esse perfil gerencial, pois com a aplicação desses procedimentos na fazenda as chances de dar certo são maiores.” Tailon Amaral Carvalho, aluno, 17 anos.

Conheça mais sobre o projeto Academia do Leite na FUNDAÇÃO ROGE:

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.