Estímulo às ações sociais na Academia do Leite

Estimulo às ações sociais na Academia do Leite

Os alunos do Curso Técnico em Agropecuária da Academia do Leite/Fundação Roge, participam do “Projeto de Ações Sociais”, uma oportunidade de desenvolver atividades de voluntariado educativo.

Este trabalho traz benefícios para a comunidade e, principalmente, para cada aluno e colaborador que se deixa envolver. Primeiramente a ação acontece em nós, a partir de discussões sobre valores como respeito, conviver com as diferenças, interação, cidadania, estímulo da solidariedade, da cultura da paz e o exercício da empatia, favorecendo diretamente o crescimento das inteligências interpessoais (relações do aluno com outras pessoas)  e intrapessoais (relações do aluno com ele mesmo), essenciais na formação humana.

Acreditamos que mais do que doar algum objeto ou valor, é de extrema importância e urgência doar o que muito está ausente entre as pessoas: a atenção, um olhar, um carinho, um abraço. Por isso, o projeto atua atendendo situações de necessidades pontuais e também corações carentes à nossa volta, a começar dentro da própria sala de aula e da escola.

A proposta tem enriquecido o processo de ensino-aprendizagem, complementando o trabalho realizado nas aulas e proporcionando uma compreensão mais aprofundada do próximo e de si mesmo.

Como funcionam as ações sociais?

Essa atividade é desenvolvida a partir de cinco momentos, sendo eles:

1° Passo - Diagnóstico

Após a reflexão sobre os valores, há um momento em que decidimos em qual área iremos atuar: meio ambiente, educação, cultura, saúde, lazer, cidadania. Consideramos também os diferentes públicos como crianças, jovens, idosos e comunidade, e identificando quais são as necessidades daquela pessoa ou grupo que receberá a ação voluntária.

2° Passo - Elaboração do Projeto

Uma vez definido que iniciaremos um projeto específico, damos início ao planejamento, discutindo e decidindo como fazê-lo através de uma metodologia pré-definida:

• Objetivo: o que fazer? Quais são os objetivos e metas a serem alcançados?
  • Justificativa: por que fazer? O que move o grupo a tomar esta iniciativa?
  • Público alvo: a quem se destina este projeto de voluntariado?
  • Plano de ação: como fazer? Quais são as ações e fases necessárias? Quem são os responsáveis por cada atividade?
  • Cronograma: quando? Qual o tempo necessário e que será previamente reservado para cada fase?
  • Recursos: Quanto é necessário para a realização do projeto – em recursos materiais, humanos e financeiros? Quais serão os parceiros envolvidos?

3° Passo - Reflexão

Refletir é uma ação essencial que deve permear todo o Projeto. Há momentos para trocar impressões e ideias, e para ver se o resultado da ação corresponde ao esperado.

É de fundamental importância que o projeto seja constantemente avaliado por meio de uma reflexão mútua. Dialogar envolve dizer, ouvir e refletir sobre o que foi dito e feito para então, reconstruir e ressignificar, possibilitando a criação de uma nova visão e perceber o quanto nos enriquecemos com cada ação.

4° Passo - Reconhecimento

Valorizar, estimular e reconhecer ações de voluntariado é muito importante para promover o comprometimento e potencializar os envolvidos. Normalmente, há momentos de sensibilização e gratidão entre o grupo, que se sente valorizado com cada uma de suas ações.

Os alunos são reconhecidos também através de um registro que fica no campo de observações do seu boletim e histórico escolar.

A Academia do Leite é o projeto educacional da Fundação Roge que trabalha a formação humana, técnica e gerencial dos alunos.

Thais Caroline Coutinho da Costa

Pedagoga formada pela FEPI - Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá e Coordenadora Pedagógica da Academia do Leite. Possui especialização em Organização do Trabalho Pedagógico: Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar pela Uninter - Centro Universitário Internacional.