Como aumentar a eficiência da detecção do cio

O cio bovino, também conhecido como estro, é o período durante o qual a vaca ou novilha aceita a monta ou cobrição. Este período de receptividade pode durar de 6 a 30 horas e acontece, em média, em intervalos de 21 dias. Mas, este intervalo entre um cio e outro pode variar normalmente entre 18 e 24 dias.

Por que é tão importante fazer a detecção?

Grande parte dos insucessos reprodutivos no setor da bovinocultura leiteira são causados por detecções de cio ineficazes. Identificar o cio em vacas leiteiras é uma das etapas mais importantes para realizar a inseminação artificial ou a monta de forma efetiva.

Um cio não detectado pode aumentar o intervalo entre partos e a inseminação fecundante, reduzindo o número de vacas em lactação e de novilhas para reposição. A ausência do cio além de indicar problemas reprodutivos pode acarretar em estresse e prejuízos ao bem estar animal.

Conheça os sinais do cio

A maioria das vacas tem um padrão de comportamento que vai se modificando desde o começo até o fim do cio. O melhor indicador de que a vaca está no cio é quando ela fica parada e aceita ser montada. Outros sinais que identificam o cio são:

• Animais agitados, mugindo ou lambendo e cheirando outros animais do rebanho leiteiro.
  • Realizam tentativas de monta em outros animais que podem ou não estar no cio.
  • Perda de pelos próximos da cauda.
  • Presença de muco na vulva ou muco seco grudado no períneo e cauda.
  • Vulva avermelhada e inchada.
  • No dia do cio pode haver queda na produção de leite e diminuição do apetite.

Dicas para aumentar a eficiência da detecção do cio

Para aumentar a eficiência da detecção do cio é importante ter um profissional bem treinado e que conheça bem as características de cio das vacas leiteiras, para que haja a identificação correta.. O segredo para uma boa identificação é a observação, um processo que exige paciência e atenção. Algumas dicas podem melhorar a eficiência dessa identificação do cio:

• Utilizar mapas de reprodução para poder prever os cios;
  • Boa identificação dos animais;
  • Anotar as datas dos primeiros cios a seguir ao parto;
  • Fazer dois ou três períodos de observação de cios por dia, de preferência de manhã cedo, à tardinha e ao princípio da noite;
  • Cada intervalo deve durar pelo menos 30 min;
  • Cada período de observação deve estar fora de qualquer operação de manejo;
  • Durante este período o observador deve ocupar-se exclusivamente da detecção de cios;
  • Todas as observações devem ser imediatamente anotadas;
  • As vacas beneficiadas devem ser observadas 19-21 dias depois para ver se retornam ao cio.

Aprenda também como aumentar a taxa de prenhez das vacas leiteiras:

Clique Aqui