Blog

E. E. Marquês de Sapucaí na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia




O projeto teve início em 11/04/2011 quando aconteceram as orientações e coleta das dúvidas intrigantes. Essas dúvidas foram identificadas por alunos e professores: questões do dia a dia que instiguem a curiosidade ou ensejem solução inovadora para um problema e que sejam passiveis de investigação na busca por respostas/soluções, para cada nível de formação do alunado. Foram selecionadas cinco dúvidas e encaminhadas para a SRE ( Superintendência Regional de Ensino)  e concorreu com todas as escolas da SRE para serem selecionadas. Todas as nossas dúvidas foram selecionadas e postadas no site.

A adesão da escola no projeto foi realizada com o envio e a escolha das “dúvidas intrigantes” produzidas, que serviram de objeto de investigação pelos alunos.

Através da coordenação da SRE/FACESM/ SEBRAE/SECTES em 10/05/2011 houve a capacitação dos professores e especialistas de toda a SRE. A partir de 11/05/2011, início e desenvolvimento das pesquisas com as turmas sob coordenação dos professores apoiados pelos Especialistas. Em 29/08/2011 encontro para nivelamento e aprofundamento sobre formas de registro da pesquisa para professores inscritos/ especialistas/ SRE/FACESM/SEBRAE.

A E.E. Marquês de Sapucaí desenvolveu cinco trabalhos:

-Casa ecologicamente sustentável - alunos do 1⁰V

-Aquecedor solar com garrafa pet - alunos do 1⁰V

-Energia mecânica (de bicicleta ergométrica) produzindo energia elétrica. - alunos do EJA 1⁰ PM

-Biodigestor - alunos do 2⁰ M

-Expansão dos gases para acionar um dispositivo de segurança.-  EJA 3⁰ P M

Esses trabalhos foram apresentados em uma Feira de Ciência interna no dia 30/08/11, onde houve votação pelos alunos, professores, direção, especialistas e funcionários da SRE. Dois trabalhos foram contemplados, porém os próprios alunos perceberam que poderia haver uma junção entre eles, e assim ocorreu a união do biodigestor com a expansão dos gases.

As equipes passaram a trabalhar juntas nesse projeto, que foi selecionado pela SRE para participar da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA em 21/10/11, cujo tema desse ano foi Mudanças Climáticas, Desastre Naturais e a Prevenção de Riscos.

 

Tema do projeto:

Utilização do Biogás no Acionamento de Dispositivo de Segurança, através da Expansão dos Gases

 

Objetivos:

Compreender e verificar o biogás (metano) como um gás renovável, originário da decomposição de matéria orgânica para acionar um dispositivo de segurança, através da expansão dos gases, além de:

-         Realizar a interação entre a teoria e a prática;

-         Ampliar o universo de conhecimento científico, tão presentes em nosso cotidiano;

-         Gerar gás através da decomposição de material orgânico;

-         Utilizar a queima de gás para acionar máquinas térmicas, aproveitando a energia renovável;

-         Empreender e implementar ações nos segmentos industrial   e agropecuário, visando cuidados com o meio ambiente

Envolvidos:

Alunos da EJA médio terceiro período e alunos do 2⁰ col M. Professores, especialistas e a direção da E.E. Marquês de Sapucaí.

Depoimentos:

“Quero parabenizar toda a comissão organizadora, professores e alunos pelo belo trabalho desempenhado e a direção da escola pelo apoio. Fomos tratados com muito carinho, inclusive quero agradecer a Rosani. É uma oportunidade ímpar para que os nossos educandos mostrem e divulguem os seus talentos. E é também um meio de conscientizar a nossa sociedade sobre a responsabilidade que cada um deve ter em relação à preservação do Meio Ambiente. Já é a segunda vez que fomos selecionados, da primeira vez nossa  escola ficou em terceiro lugar . Queremos  participar sempre desse evento, ele é muito bom, bem organizado, foi muito bom! Parabéns: expositores, professores, especialista, direção da escola e organizadores pelo belo trabalho desempenhado.”

 

Professora da Escola Estadual Marquês de Sapucaí

 Coordenadora do projeto Tatiane Dias Maria Cavalcante

projeto escola

 

escola marques de sapucai
Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.