Aleitamento de bezerras com leite de descarte: como reduzir os riscos

O leite de descarte é aquele que a fazenda não pode vender para o consumo humano, pois é proveniente de vacas com mastite ou outras enfermidades que fazem o uso de antibióticos, impossibilitando o consumo. Para reduzir custos, muitas fazendas utilizam esse leite na alimentação das bezerras.

Na criação de bezerras estima-se que o custo total com alimentação é de 70%, já que o principal alimento na fase de aleitamento é o leite e dura em torno de 60 dias. Para minimizar o impacto econômico, muitos fazendeiros adotam o leite de descarte para o aleitamento de bezerras. Mas será que é uma boa ideia?

O produtor rural usufrui do leite de descarte para o aleitamento de bezerras por ser uma alternativa sem custos e também pelo fato de que ele não pode ser descartado no ambiente, principalmente quando há uma quantidade grande de animais em tratamento. Porém, é preciso analisar o motivo pelo qual o leite foi descartado e se vai influenciar no desenvolvimento dos animais.

Riscos do uso de leite com resíduos antibióticos

Há muitas discussões em relação a esta prática. O leite de descarte pode ser uma opção viável financeiramente em curto prazo, mas em um futuro próximo pode impactar no crescimento das bezerras leiteiras. Conheça algumas ameaças:

• Riscos de contaminação por microrganismos patogênicos e toxinas,
  • Maior incidência de doenças infectocontagiosas
  • Transmissão de bactérias causadoras de mastite para as bezerras em crescimento
  • A concentração de resíduos de antibióticos aumenta a resistência bacteriana, podendo fazer com que os produtos disponíveis no mercado sejam ineficazes.

Pasteurização de leite com resíduos

Como forma de minimizar os riscos, têm surgido opções para melhorar a qualidade do leite de descarte através do processo de pasteurização. Assim, é realizado o aquecimento a 72ºC por 15 segundos, o que garante a redução de bactérias a uma quantidade insignificante.

Mas cuidado! A pasteurização não esteriliza o alimento, isto é, não elimina todos os microorganismos.

DICA OURO BRANCO

Não forneça aos seus animais leite de descarte fresco. Caso o principal objetivo da fazenda seja a redução de custos ofereça o leite pasteurizado, porém antes procure a orientação de um profissional capacitado.

New Call-to-action