A gestão da fazenda de leite começa com o entendimento do negócio

O gerenciamento é a base para o sucesso de qualquer fazenda de leite. Perceber a necessidade das ferramentas de gestão e aplicá-las, aumenta consideravelmente as chances de resultados produtivos e econômicos da atividade leiteira. E muitas vezes, a aplicação dessas ferramentas de gestão pode acontecer de forma simples e prática,  adaptada à realidade de cada fazenda.

Destacamos aqui duas ferramentas desenvolvidas pela Clínica do Leite no modelo Agro+Lean. A Clínica do Leite é parceira da Academia do Leite e o modelo Agro+Lean é abordado no Curso Técnico em Agropecuária, com o objetivo de preparar técnicos gestores do leite.

As ferramentas detalhadas abaixo têm o objetivo de analisar profundamente o propósito das fazendas de leite, para que a partir disso o gestor possa tomar decisões com clareza, realizando as necessidades dos clientes e assim, seus objetivos. Lembrando que ao aplicar as ferramentas em conjunto o gestor terá uma visão holística do negócio, ou seja do negócio como um todo.

Ferramenta SIPOC

O SIPOC faz parte de um conjunto de práticas desenvolvidas para a melhoria de processos organizacionais. É uma das ferramentas mais importantes para o entendimento do negócio e possibilita ter clareza para tomar decisões assertivas para atingir o objetivo central do negócio.

A sigla vem do inglês e significa: Supplier (Fornecedor), Input (Insumo), Process (representa o processo envolvido), Output (Resultado), Client (Pessoas ou entidades que usufruem dos benefícios do resultado, clientes). Ou seja, as decisões da propriedade leiteira vão depender de quem é o cliente, do entendimento do produto, quais são os processos, fornecedores e quais são os insumos que entram nesse sistema de produção.

O modelo voltado para a pecuária leiteira possibilita a visão holística do negócio, em que são analisados todos os elementos dos processos permitindo identificar os pontos que podem ser melhorados.

Na fazenda de leite é possível aplicar o modelo SIPOC por meio de algumas perguntas:

• Quem é o cliente? Para quem é oferecido o produto?
  • Qual é o produto oferecido a esse cliente?
  • Quais são os processos de produção ou qual é o sistema de produção utilizado para entregar o produto?
  • Quais são os insumos que entram no sistema de produção para a fabricação do produto final?
  • Quais são os fornecedores que entregam os insumos?

Com essas questões começamos a entender o que acontece de maneira geral dentro do negócio. Informações como “quem é o cliente” são fundamentais  para atender com eficácia esse cliente. No caso da fazenda leiteira, um exemplo prático seria:

Cliente: Laticínios

Produto: Leite

Processos: Manejo de ordenha, alimentar e outros

Insumos: Alimentos, energia

Fornecedores: Cooperativas, lojas de equipamentos.

CANVAS - FERRAMENTA DE ENTENDIMENTO DO NEGÓCIO

O CANVAS é outra ferramenta simples que auxilia no entendimento da fazenda de leite e no que é preciso desenvolver para atender melhor seus clientes. Por meio deste método é possível saber qual a missão e a visão da propriedade, os fatores chaves de sucesso e se os objetivos estão sendo atingidos.

Conheça os passos para aplicação do Canvas:

1) Cliente:

Aquele cliente que é o responsável pelo maior faturamento da fazenda. Pode ser uma indústria, cooperativa ou mesmo um grupo de pessoas que adquirem seus animais.

2) Necessidades do cliente:

Converse com o cliente e verifique quais são as necessidades. Caso não saiba, avalie os principais desafios para a execução do trabalho.

3) Pacote de Valor:

São os motivos pelos quais os clientes escolherão a sua empresa.

4) Fatores Chaves de Sucesso:

São os meios que a fazenda tem para suprir as necessidades dos clientes e que não são encontrados na maioria dos outros fornecedores daquele cliente. Podem ser a localização, terra, instalações, máquinas e equipamentos, animais, recursos financeiros, tecnologia, conhecimento, recursos humanos, liderança, outros.

5) Essência Competitiva:

É o diferencial da empresa em relação aos seus concorrentes. Normalmente serão dois ou três itens dos fatores chaves de sucesso que mais têm destaque.

6) Missão:

A missão é o propósito da propriedade leiteira, a finalidade da sua existência. Deve ser uma frase curta, direta e que esteja na cabeça de todos que trabalham em sua fazenda.

7) Visão:

A visão é o seu objetivo para um determinado tempo, um sonho possível. Na pecuária de leite este tempo é de aproximadamente 10 anos.

Quando a missão e a visão são definidas é preciso determinar os objetivos com curto prazo de tempo, ou seja, estabelecer metas de até um ano, a partir dos indicadores dos itens de controles.

8) Itens de Controle

Itens monitorados periodicamente para saber se a finalidade e os objetivos estão sendo cumpridas, e caminhando na direção da visão da fazenda. Alguns exemplos: faturamento, custo de produção, caixa, volume de leite vendido, qualidade do leite, eficiência de produção, engajamento de funcionários, satisfação dos empregados, etc.

9) Indicadores para os itens de controle:

Os indicadores irão facilitar o monitoramento dos itens de controle. Como por exemplo: receita em R$/mês, custo em R$ por litro, leite entregue em litros por mês, células somáticas em células por mL, produção de leite em L/vaca/dia, número de faltas no mês, entre outros.

A ferramenta “5S” também tem grande importância na gestão das fazendas de leite.