5 Dicas para evitar a repetição de cio em vacas leiteiras

A repetição de cio é a infertilidade de duração variável em vacas leiteiras, aparentemente sem alterações no trato genital. Este problema traz danos financeiros à propriedade de leite, pois aumenta o uso de doses de sêmen utilizadas para emprenhar apenas um animal, além de aumentar o intervalo de partos e diminuir o tempo produtivo da vaca.

Causas

Problemas reprodutivos e estresse calórico são considerados alguns fatores, porém a principal causa é a falha no manejo, desde a detecção de cio até o manuseio do sêmen, 70% a 80% dos casos de insucesso na fertilização das vacas leiteiras são devidos às falhas de manejo.

Outro fator frequente de repetição de cio são os cistos ovarianos onde a vaca está no cio, mas não emprenha. Se o diagnóstico for rápido, o tratamento com o veterinário será rápido e a vaca ficará saudável novamente.

Existem vacas que possuem o período de cio muito curto, que pode  não ser notado pelo inseminador. Este problema está relacionado à condição corporal inadequada, ao desequilíbrio mineral e outros fatores.

Animais que não emprenham após duas ou mais inseminações podem ser nomeados como repetidores de cio. Isso pode ser ocasionado por endometrites, infecções uterinas, retenção de placenta.

Partos distócicos também podem influenciar na repetição e até na esterilidade da vaca.

Como evitar a repetição de cio:

Medidas preventivas além de evitar prejuízos fazem com que o produtor monitore e conheça melhor o seu rebanho. A repetição de cio pode ser evitada através de medidas simples:

• Alimentação correta: A alimentação é a base de tudo, formular uma dieta rica em minerais e nutrientes ajuda o animal a manter o escore corporal adequado.
  • Capacitação da mão de obra: A eficácia da inseminação artificial depende da mão de obra. Por isso é extremamente necessário que haja um treinamento para os inseminadores da fazenda. Caso não haja possibilidade, terceirize o serviço. O investimento valerá a pena!
  • Observação do cio: O responsável pela observação do cio deve ter paciência e estabelecer uma rotina. Anotações são sempre bem vindas para controlar os índices reprodutivos!
  • Inseminação na hora certa: Após observar e fazer a detecção do cio recomenda-se que o inseminador tome todos os cuidados necessários para o sucesso da atividade, desde a preparação dos materiais, do sêmen e o horário do procedimento.
  • Verificação da existência de problemas reprodutivos: O diagnóstico de possíveis doenças reprodutivas ajuda ao produtor identificar quais animais devem ou não ser inseminados.

O produtor tem a opção também de fazer o diagnóstico uterino e definir a situação do trato reprodutivo da fêmea, e assim evidenciar em qual fase do ciclo estral ela está e se um protocolo de IATF é indicado, para assim evitar outras repetições no estro.

DICA OURO BRANCO

Empresas de sanidade animal costumam disponibilizar profissionais para treinamento para a Inseminação Artificial. Entre em contato com o seu consultor!

É muito importante saber detectar o cio na hora certa para garantir a eficiência reprodutiva do rebanho.

Clique aqui!