Blog

4º Dia Técnico do leite da Academia do Leite




O 4º Dia Técnico do Leite é um evento realizado pela Academia do Leite / Fundação Roge com objetivo de promover um encontro entre produtores, estudantes, empresas e especialistas da pecuária leiteira para o compartilhamento de experiências e conhecimento em palestras, cursos, painéis e demonstração de trabalhos.

Neste ano, em sua 4ª edição, o evento ofereceu mais atividades, o que permitiu o atendimento a um público maior. Foram dois dias de enriquecimento técnico, sendo que os diferenciais desta edição foram: a apresentação de trabalhos técnicos dos alunos da Fundação Roge, a participação de um maior número de profissionais e empresas parceiras do projeto Academia do Leite em palestras e cursos, e a participação de ex-alunos que hoje atuam como produtores e que vieram compartilhar suas experiências com o leite.

 O excelente resultado das apresentações dos trabalhos técnicos dos alunos da Academia do Leite durante o evento encantou familiares, parceiros da instituição, colegas, educadores e produtores rurais. Os projetos apresentados foram fruto de um trabalho pedagógico com foco no desenvolvimento de competências de gestão, envolvendo o planejamento, experimentos, levantamento de custos e de investimentos, pesquisas de campo, pesquisas bibliográficas e de opinião envolvendo as áreas de: Qualidade do Leite, Forragicultura, Reprodução e Período Seco, Gestão Ambiental e Cria e Recria.

As palestras e cursos técnicos oferecidos foram apresentadas no formato de “Estações de Conhecimento”, conduzidas por grandes profissionais especializados, representantes de empresas como a Clínica do Leite, Zoetis, ABS, Agroceres, John Deere, Ourofino e Ready2Market que trouxeram informações atualizadas de altíssima qualidade relacionadas à pecuária leiteira.

O painel “Herança do leite: histórias compartilhadas”, tendo como protagonista Gabriel Vinicius Dias Ramos, Técnico em Agropecuária formado na Fundação Roge, relatou sua história inspiradora de sucessão familiar na fazenda de leite e promoveu a discussão com o público a respeito do tema. Participaram alunos, profissionais que vivenciam o processo sucessório em fazendas de leite, como o também ex-aluno Hélio Fortes Ribeiro Neto; Bruno Araújo Marzullo Ribeiro, do Educampo-Sebrae/Vigor e também o Sr. Sebastião Ferreira e Silva, agrônomo e professor.

A intenção da Academia do Leite é fortalecer o evento a cada edição através de grandes parcerias entre escola, indústria e o campo, ampliando cada vez mais as oportunidades de fortalecimento do conhecimento técnico e de relacionamento entre os profissionais e os estudantes da área.

Agradecemos especialmente aos ex-alunos Gabriel e Hélio por compartilhar suas histórias e o amor pelo leite. E também aos nossos parceiros por apoiar o evento e o projeto da Academia do Leite.

Veja algumas fotos do 4º Dia Técnico do Leite:

Dia do Leite (3)Estação do conhecimento da Clínica do Leite

Dia do Leite (5)Apresentação de trabalhos técnicos pelos alunos da Academia do Leite

Dia do Leite (7)Painel Herança do Leite: Histórias compartilhadas

 

Conheça o Projeto Academia do Leite:

Clique aqui e saiba mais

Fundação Roge

Fundação Roge

Apaixonados por educação para o campo! Incansáveis. Ilimitados. Somos um time de talentos, prontos para realizar, para encantar e mais prontos ainda para transformar.