5 raças de gado leiteiro mais comuns no Brasil

raças leiteirasPara o produtor iniciar uma criação de vacas leiteiras, um momento muito importante é a escolha da raça, o que depende diretamente do sistema de produção e o gerenciamento que se pretende adotar na fazenda.

Clique aqui e saiba qual o melhor sistema de produção para começar a criação de gado leiteiro.

Em um sistema mais intensivo, ou seja, confinado, geralmente o objetivo é a produção máxima dos animais, por isso a escolha é pautada em vacas de maior porte com alta produção. Mas se o sistema for menos intensivo, em que o animal tem que caminhar até o alimento, a preferência é por vacas medianas, em que a produção é um pouco menor que a do confinado.

Atualmente no Brasil as raças mais comuns para investir na atividade leiteira são:

Raça Holandesa

É a raça europeia mais disseminada no mundo e com maior potencial para a produção de leite. Possui a pelagem branca e preta ou branca e vermelha, são exigentes quanto ao clima, conforto e manejo. É uma matriz muito utilizada em cruzamentos devido ao seu potencial. As novilhas podem ter a primeira cria aos 2 anos de idade. A produção média de leite é de 6 a 10 mil kg em 305 dias de lactação.

Raça Jersey

É uma raça europeia mais rústica, ou seja, que se adapta mais fácil com uma boa produção de leite, alta fertilidade e grande longevidade, eleita a segunda melhor raça leiteira. É uma raça de pequeno porte com pelagem parda com variação de pardo escuro ao amarelo claro. O leite apresenta elevados teores de proteína e gordura. Devido a precocidade sexual a primeira parição pode ser de 15 aos 18 meses de idade. A produção média de leite é de 3.500 a 5.500 mil em 305 dias de lactação.

Raça Pardo Suiço

É uma das raças europeias mais antigas do mundo. Podem ser utilizadas para produção de carne, porém a raça é predominantemente usada na produção leiteira. Possui uma pelagem parda clara a cinzenta escura, são animais rústicos e com alta fertilidade e longevidade. A idade das novilhas ao primeiro parto é de 30 meses. A produção média de leite é de aproximadamente 2.500 kg em 200 dias de lactação.

Raças Zebu Leiteiras

As raças indianas conhecidas como zebuínas se diferenciam das raças europeias por serem animais que se adaptam mais rápido, com grande resistência ao calor excessivo e à alta umidade do ar. O gado zebu usufrui com eficiência alimentos com baixa qualidade nutricional. As três raças zebuínas mais comuns são:

Gir – é a raça indiana mais utilizada em cruzamentos. Possui grande porte com a pelagem variada. Apresenta longevidade produtiva e reprodutiva além de ter temperamento dócil. A idade do primeiro parto é de aproximadamente 43 meses. Já a produção média de leite é de mais ou menos 777 kg em 286 dias.

Guzerá – considerada a primeira raça zebuína utilizada pelo homem possui fácil adaptação e pode ser utilizada para a produção de leite e carne. Uma característica importante é a fertilidade da raça, já que se bem manejada pode fazer um bezerro a cada 13 meses. E a produção média de leite durante o período de lactação de 270 dias é de 2.071 kg.

Sindi – adequados para regiões mais secas e de poucos recursos alimentares, como no nordeste brasileiro. Assim como Guzerá também pode ser utilizada na produção de leite e carne. A raça possui um porte pequeno e a pelagem vermelha, variando do mais escuro ao amarelo-alaranjado com pintas brancas com a produção média de leite de 2.266 kg em 250 dias.

Girolando

É derivado do cruzamento da raça zebuína Gir com a raça europeia holandesa.  A mistura agregou a rusticidade da raça Gir com a alta produção da raça holandesa, além da precocidade sexual, longevidade e fertilidade. Um dos benefícios das raças mestiças é a questão do preço comparado às raças puras, no caso do Girolando o valor é menor e a média de produção de leite  é ótima, aproximadamente 5.061 kg em 283 dias.

Quer se especializar na pecuária de leite através de cursos online?

Conheça o Clube Leiteiro da FUNDAÇÃO:

New call-to-action